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GÊNEROS LITERÁRIOS - Índice
  
GÊNEROS LITERÁRIOS  
  
H A I C A I S
  
 
          Os haicais são minúsculos poemas de apenas três versos que somam dezessete sílabas. O primeiro e o
		   terceiro com cinco sílabas e o segundo com sete, na leitura ocidentalizada; o haiku original em 
		   ideograma é grafado em uma única coluna vertical. 
          O haicai é uma das mais populares formas de poesia clássica japonesa, embebido pelo olhar sutil e 
		  dinâmico da filosofia zen-budista. 
          Para se compreender plenamente o pequeno mundo do haicai é preciso olhá-lo não apenas como objeto de 
		  linguagem, mas como um processo (indissociável de sua realização formal ) que exige um refinamento 
		  de sensibilidade, algo nada fácil de atingir. 
          Para se chegar a um bom haicai é preciso que o próprio poeta tenha se transformado num instrumento 
		  ultra-sensível, por meio de uma longa vivência, algo que estaria mais próximo da sabedoria do que 
		  da erudição 
          Nessa sofisticada chispa poética, o primeiro verso apresenta uma situação, um quadro visual, uma 
		  cena: o segundo mostra uma ação dentro dessa cena e o terceiro verso registra o resultado desse movimento.
		  
  
                                        "Pétala caída". 
                                        que torna de novo ao ramo: 
                                        - Uma borboleta!" ( Moritakê )
  
          A economia de meios ( o dizer muito com poucas palavras ), o olhar atento à imagem instantânea, que
		   cintila por um breve momento e logo se desfaz, o estado distraído e ao mesmo tempo alerta se exigem 
		   dos haijins (como são chamados os haicaistas). 
          Entre os grandes mestres orientais estão: Bashô ( 1644-1694 ), Issa, Buson, Shiki, Moritakê. 
          Mesmo que críticos e leitores menos familiarizados com o universo baiku torçam o nariz para a sua 
		  aparente simplicidade, o fascínio é comum a grandes artistas do Ocidente, embora, em nossa língua, 
		  seja grande a dificuldade em responder à tendência oriental para a condensação dos versos. 
          Merece relevo Guilherme de Almeida (1890-1969), que consagrou o haicai com um toque especial, dando-lhe
		   rima, e que, rimado, ficou conhecido como "Haicai Guilhermino":
  
                                        Chão humilde. Então 
                                        risco-o a sombra de um vôo. 
                                        "Sou céu!" disse o chão.
  
          A temática do haicai oriental é a natureza; no Brasil, os temas são generalizados. 
          O haicai não é apenas objeto de linguagem, mas uma prática que exige sensibilidade refinada, 
		  capaz de extrair poesia dos eventos mais simples do cotidiano, como o canto de morte de uma cigarra:
  
                                        "A cigarra... Ouvi. 
                                        Nada revela em seu canto 
                                        que ela vai morrer." (Bashô )
  
          Parece tolo aos olhos dos ocidentais, mas sem essa sutileza de visão, é impossível compreender o 
		  verdadeiro fascínio do haicai.
  
Candida Papini 
   - ASES -
  
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: 
             PEREIRA, Abel B. - Aprenda a fazer versos 
             Florianópolis/SC: A Figueira, 1992. 
             ASSUNÇÃO, Ademir – O Estado de São Paulo – Especial - 
             Domingo-Literatura – São Paulo- 1997.	   
		   
		   
		   
		   
		   
		   
		   
		   
 
 
  
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