ÍNDICE      


ESCRITORES


 


REGINA MARIA ZANINI DAMAZIO

 


Nascida em Bragança Paulista (SP).
Membro da União Brasileira de Trovadores (UBT) – Seção de Bragança Paulista, com participação nos projetos Antologia de Trovas (2013), Feliz Aniversário – Agenda Permanente  - Poesia em Trovas (2014) e “Gente  Fatos  e Memórias” – cordel (2015)
Participou das equipes de elaboração da série Cadernos de Memória, da Câmara Municipal de Bragança Paulista, que resultou nas publicações: Composição da Câmara Municipal: 1798 a 1992 e Câmara Municipal de Bragança Paulista 1797-1997: trajetória e identidades. 
Vencedora  na categoria Autor Bragantino do IV Prêmio Literário Cidade Poesia (Contos), realizado pela Associação de Escritores de Bragança Paulista (ASES) – 2014/2015.



SAPO

    João, aos sessenta anos, ainda morava com a mãe. A labuta na roça mal dava para comer e a vida seguia na rotina até que ele se encantou com a novidade que o amigo levou para o trabalho: um rádio! Madrugada, escuro ainda, e a voz marcante do famoso radialista, antes de anunciar a próxima modinha de viola, tentava acordar os preguiçosos: “Acorda! Olha a vaquinha, muuuu!”
    Ir para o trabalho tornou-se um prazer para o sessentão. Pena que o radinho era do amigo. Precisava ter o seu. Um sonho pelo qual viver! Para realizá-lo topou andar de ônibus e ir à cidade para saber onde comprar e o preço. Dava para juntar um pouco de dinheiro por mês e ter o modelo mais barato.
    Durante alguns meses não pensou em mais nada. Aos sábados, quando o patrão fazia o pagamento da semana, o tilintar das moedinhas na velha lata de óleo vazia soava como prenúncio dos tempos maravilhosos que viriam: a casa seria preenchida com música e com a voz, agora já amiga, daquele apresentador.
    Enfim chegou o grande dia! Lá foi João buscar o sonhado rádio. O vendedor o ensinou a ligar e desligar o aparelho, trocar pilhas e o principal: sintonizar a emissora do programa que tanto o atraía.
    De volta para casa, à noitinha, desfrutou de horas de deleite com a caixinha mágica. Nem dormiu tal a expectativa de ouvir o programa preferido, que começava na madrugada e iria acompanhá-lo até a primeira hora do trabalho. Foi mesmo uma grande emoção quando escutou em seu rádio a voz conhecida do apresentador!
    Pena que não queria levar o radinho ao banheiro, para não molhar. Enquanto foi lavar o rosto, deixou o aparelhinho no quarto, com o volume no máximo, e ouviu extasiado o apresentador alertar: “Seis horas, Acorda, dorminhoco! Olha o sapoooo, olha o sapinhooo, coach, coach!”
    Então, em alguns segundos, veio do quarto o ruído de algo que se espatifava contra a parede. No mesmo instante o radinho parou de funcionar e João não ouviu mais a voz do apresentador, mas sim a de sua mãe, forte e decidida:
– Xô, coisa ruim. Sapo dentro da minha casa eu não quero!



TROVAS DA AGENDA FELIZ ANIVERSÁRIO
(UBT – Seção Bragança Paulista – 2014)

É dia de celebrar
mais um ano em  sua vida,
por isso, vamos cantar
nesta data tão querida.

Um jantar bem saboroso,
vinho gelado que agrade.
Algum jeito mais gosto 
de saudar a nova idade?

Deixo aqui minha homenagem
aos aniversariantes:
a todos muita coragem
e conquistas importantes!




 
(volta)