ÍNDICE     


ESCRITORES


. Volpone de Souza


Nasceu em Santos, SP, em 1974. É professor de História, formado pela FESB - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Atualmente leciona na rede municipal de Pinhalzinho, SP.




Da pedra lascada ao laser

Na Pré-História, os homens lutavam por sua sobrevivência. Brigavam por um pedaço de carne, quando encontrava algum. Temiam o desconhecido, exatamente por não conhecê-lo.
Na Antiguidade, a luta era para construir impérios, escravizar humanos, manter-se no poder ou simplesmente garantir sua liberdade. Adorar divindades e oferecer sacrifícios em troca de benefícios.

A humanidade "evoluiu". Passou pela Idade Média e pela Idade Moderna. Desenvolveu ciências e tecnologias, cruzou o oceano, acumulou riquezas, conquistou territórios, dominou povos, destruiu culturas e civilizações, inventou armas e remédios. Travou guerras sangrentas entre o " Bem e o Mal".

Chegou a contemporaneidade e conquistou novos objetivos. Construiu foguetes, alcançou a lua, explorou o espaço, desenvolveu novas tecnologias, descobriu a cura para muitas doenças, salvou muitas vidas e destruiu muitas outras.

Desde a Pré-História a humanidade briga entre si por poder e riqueza. Nada mudou!
Se antes o homem utilizava uma machadinha de pedra lascada para caçar seu alimento ou matar outro homem que ameaçasse seus domínios, hoje utiliza uma bomba capaz de destruir todo planeta.
O instinto selvagem de atacar para se defender e matar para proteger seu território ou exterminar para manter-se no poder e adquirir mais riquezas não mudou nada em milhares de anos...




(volta)