ÍNDICE     


ESCRITORES


. Vladimir Inokov


Publicitário e Escritor




NATAL GLOBALIZADO

Natal. Adjetivo masculino e feminino relativo ao nascimento. Pátrio. Terra natal. Dia do nascimento.
O Natal é repleto de simbolismos, geralmente alheio ao ser humano. De geração em geração, a humanidade incorporou um Papai Noel e o fez campeão de venda de brinquedos e outros presentes, sem que se transitasse, principalmente as crianças, o personagem real que existiu e que foi incorporado na maior festa cristã da humanidade. O lado de fábula, mito e origem histórica é pouco divulgado, mas o lado comercial continua muito bem explorado. Veja só o que se estabeleceu em Paris, em 1785, a primeira loja especializada em presentes de Natal e Ano Novo (portanto há 218 anos atrás). O nosso Natal não comemora apenas o nascimento de uma criança sagrada numa manjedoura em meio ao deserto, mas também a visita de um velho com longas barbas brancas (São Nicolau), vindo de terras eternamente geladas para trazer presentes às crianças. De onde provém este senhor, sempre vestido de vermelho e branco e que viaja num trenó puxado por renas. O Inglês Rogan Taylor pesquisou o assunto, encontrando várias hipóteses para a origem de Papai Noel. E uma das mais interessantes dessas teorias esta diretamente ligada ao ancestral culto xamanístico do Nordeste da Sibéria-Rússia. Todas essas crenças siberianas-xamanistas acabaram chegando ao Ocidente e incorporadas a data natalícia de Jesus Cristo, lembrando que ninguém conhece o verdadeiro dia do nascimento de Jesus. Quando o mundo ocidental se cristianizou a data de seu nascimento foi mudada várias vezes, variando de 6 de janeiro, 25 de marco, 20 de maio, do 28.º ano de Augustus, 17 de novembro do ano dC, 19 ou 20 de abril, 28 de março, etc... (Fonte: Encycl. Britannica Christmas). Segundo os historiadores achou-se conveniente dedicar o dia 25 de dezembro ao nascimento de Jesus Cristo, data essa só estabelecida no século 4. Essa data como se sabe antes era dedicada a um deus pagão-Mitra, o deus do Sol. Como mensagem final queremos registrar que o Natal simboliza o mistério humano de poesia e paz. Sentimental desarmamento do coração do ser humano e retorno provisório aos tempos de criança e ao mundo da inocência.
Data propícia para os corações entrarem em si examinando o que fizeram por Deus, afim de reforçarem os alicerces espirituais da vida, dando a Deus muito mais do que estavam dando, muito melhor do que estavam dando. Natal é uma festa de família e na família sempre está faltando alguém. A festa também pode trazer depressão à tona e tornar triste a data, o que deve ser evitado em nome das crianças e da própria família e na compreensão do esforço anual de Deus as portas do coração dos seres, para que esses creiam ainda no amor, amem esperança e esperem na palavra D’aquele que só veio para todos salvar e tornar felizes. É uma época da decida de Deus aos seres, para que subam até Ele e que o esqueceram temporariamente. Programa de Deus para que o ser se faça mais humano para depois se fazer mais digno. Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

INGLÊS – Merry Christmas and Happy New Year. ÁRABE – I’d miilad said oua sana saida. FRANCÊS – Joyeux Noel et heurese anne. ITALIANO – Buone Feste Natalizie. JAPONÊS – Shinnen omedeto. RUSSO – Pozdrevlyayu s prazdnikom Rozhdestva is Novim Godom. GREGO – Kala Christouyenna!. ALEMÃO – Fröehliche Weihnachten.




(volta)