MANA KÁ (MANACÁ)

Escrito pela mãe, gravado pelo pai,
na Festa de 15 anos de Katiane - Boate "Instituto"-Bragança Pta)

          Ouça - ME!
          Já reparou como este título cai bem em você?
          Manacá: arbusto ornamental para jardins e praças, com flores grandes, esbranquiçado e azul, que gera belo efeito visual...
          A originalidade deste termo fica tão bem na boca de quem o criou... seu mano....
          Não precisa nem agradecer, pois de fato você faz parte desta definição e de muitas outras ditas de outra forma lingüística, porém tão semelhantes em seu significado.
          E mais : você é isto, mais que isto, é tudo aquilo atribuído a você, quando ainda fazia parte dos de sua criação.
          Você é a única, portanto a mais querida mana do Júnior, seu irmão primogênito.
          Você é ornamento para qualquer olhar sensível como você é. Você, e seu "maninho", são as pessoas mais queridas de seus pais : Ana e João. A neta querida dos seus avós - padrinhos, Adelina e José, que não puderam estar aqui ao seu lado, mas telefonaram desejando-lhe muitas, muitas, todas as felicidades que lhe é reservado, desde a sua chegada a este seu meio, feito de sonhos e amor. Dos avós maternos e também padrinhos, Genoveva e Antônio, este, que hoje, exatamente, nesses seus quinze anos, compartilha dessa sua felicidade tão grande e transparente.
          Tatouns, você gosta desse apelido e bem sabe que quem assim lhe chama quer com ele dizer , que, em sua essência , Você é D + Coisinha, nunca um termo em seu diminutivo, tornou-se tão grande em dois corações, não é?
          Kati seus primos, tios e amigos, estão agora sorrindo pra você, com você...
          Você não se lembra, mas no dia 30 de janeiro de 1981, lá em Joinville, na Maternidade Darci Vargas, a sua chegada foi meio tumultuada, pois aquele que haveria de ajudá-la a nascer, teve que ser trocado, por motivo (muito justo!) na urgência de seus compromissos médicos. Seu pai escolheu, meio às pressas, o que de melhor poderia ajudá-la e à sua mãe, nesta hora tão ansiada por ele.
          E foi assim, que exatamente às 8.00 horas daquela noite, o Dr. Karmann, diretor daquele hospital auxiliado pelo anestesiologista .... professor do Curso de Enfermagem permitiram-lhe soltar o choro primeiro da vida : este que por vezes você deixa rolar, quando a aridez dos seus dias começa ase fazer notar.
          Engraçado : você e esse seu irmão...
          Parece que nesta questão de lágrimas, optaram pelo acordo : um chorava com mais freqüência quando era pequeno, menino e birrento (estou falando dele!). À você, coube manter o costume nesta nova fase de sua vida : a inesquecível adolescência
          Como será na fase seguinte, hein, meus queridos? Se der a lógica, seus pais irão sentir muita falta das vezes intrusa, lágrima sentida...
          Podem ficar tranqüilos, há muitos outros recursos por aqui, que serão descobertos a seu tempo, como expressão de suas emoções.
          Sem preocupações, mas com muita segurança, sigam em frente...
          E as brigas hein? Será que terminam por aqui? É! tudo depende de acordo, e qualquer hora é hora de iniciá-los....Hã?!
          Antes que eu me esqueça, e disso faço questão de não me esquecer, pois também faz parte do meu projeto para você, os seus estudos : tenho certeza que o mesmo quarteto (Lívia, Mila, Dib e Katiane) irão agraciar seus professores com as primeiras posições em 1996, a exemplo do que mostraram em 1995.
          Hum...estou lendo seus pensamentos, o que somente Eu posso fazer, e posso tranquilizá-la em suas inquietações, pois este seu momento de amar ainda vai se estender, não é preciso dizer quanto, pois vocês já reconheceram que a hora é essa em que estamos, que o maior compromisso é o sentimento, e este, posso lhe garantir, cresce, como toda vida : devagar e sempre, se dela bem cuidarmos.
          Com seus pais, acho que nem é preciso adverti-los : estão tentando e com toda a ajuda da qual podem dispor, estão amadurecendo a certeza de que, em meio ao amor e à disciplina renovada, o que é sonho vira projeto, que se executa persistentemente até chegar ao melhor resultado desejado.
          Kati, verde que te quero verde : seu (de tantos) time está aí como você : na luta, à cata de vitórias...
          Lá da Ribeirão Preto de sua mãe, seus primos e tios trouxeram-lhe um
          pouquinho de sorvete do Shopping, umas cenas dos filmes de Van Damme e Brad Pitt, um sonzinho um tanto quanto assassino, misturado com aromas campestres dessa gente que se diz das legiões urbanas. Até um shopinho preto do Pinguin, para os seus convidados. Ah! E muito, mas muito, quase todo o calor de lá.
          Também aquela sua carismática tia antropóloga, jovem e próspera como a nossa capital, mandou dizer que encomendou umas danças lá em suas reservas indígenas, para assegurar um pouco mais este teu sucesso, jóia?
          Bom, Katiane Raisa Servelhere, o mais que eu teria pra lhe dizer está escrito em cada rosto, em cada coração, em cada cérebro, que você escolheu para hoje, somar e dividir sua felicidade. Todos eles, assim como os sacramentos de sua vida, querem lhe dizer que o seu caminho está bem aparado e amparado. E que o melhor de cada um, colocam à sua inteira disposição, todas as suas energias positivas.
          Você que sabe tão bem somar : você que é carícia, afeto, coração.
          Que sabe tão bem dividir : você generosa, simples, crente, verdadeira.
          Que sabe tão bem multiplicar : você determinada, íntegra, questionadora.
          Que sabe tão bem subtrair : você perdão, você aceitação, você renovadora.
          Desculpa-ME se esperei seus quinze anos pra Lhe dizer que te amo e acredito em você.
          Quem sou EU, que lhe diz tão descontraidamente essas coisas?
          EU, se quiser aceitar esta definição, sou o Seu Caminho, Sua Verdade, Sua Vida. ..Ou, se preferir, de PAI para Filha ...
          ...EU SOU DEUS! ESTOU AQUI E SEMPRE COM VOCÊ...