REFLEXÃO EM SALA DE AULA

          Ano 2000.
          Vinte séculos de descobertas e realizações.
          Como na história da criação, em que Deus "sonhou" e projetou o homem, um novo século que vem, clonando os ideais de toda a imensa massa humana, globalizando a sua história.
          Passos longos ou curtos, firmes ou incertos, o mundo confia na fantástica virada bíblica – 2000 passará!
          Passará e haverá de indicar por certo, novos rumos para a vida dos homens.
          No Brasil, terra de Santa Cruz, de Frei Galvão e de tantos negros libertos da cruel escravatura, o gigante de riquezas multicores vai sambando, em ritmo de folia, exibindo seu incrível e gracioso ballet futebolístico, vai empurrando milhões de brasileiros a desfilarem sua glória, dignos e confiantes, à espera do que de melhor o milênio lhes possa desfraldar : 500 anos de aprender e ensinar, com técnica e genialidade, no misticismo de suas multicrenças, a lição da valentia e da fé.
          Afinal, foi por aí mesmo que a nação se desenhou: pela ousadia dos bandeirantes e na catequese dos jesuítas missionários.
          Ano 2000.
          O mundo não termina, pois a paz no futuro e as glórias do seu passado são muito mais que História. São anseios futuros. A humanidade precisa de mais tempo para tornar seu berço ainda mais esplêndido e embalar as próximas gerações.
          Ano 2000. Basta esperar para confirmar.