OFICINA: LINGUAGEM POÉTICA E LINGUAGEM COLOQUIAL
Objetivos
do workshop: Estudar a diferença entre a linguagem coloquial, a usual,
com a qual nos comunicamos normalmente no dia a dia, e a linguagem
poética, cujo objetivo é estético, com o emprego da conotação,
das figuras de linguagem e figuras de construção, através das quais o
poeta dá o seu recado ou transmite seus sentimentos, sua maneira de ver
o mundo.
Palestrante e Monitora: Escritora e Poeta: Apparecida Moreira Pereira
Escritora, poeta, formada em Letras - Português/Inglês. Editou o
livro de Poesias Vestígios e o livro infanto-juvenil O tesouro de
Lyzar. Participou de várias antologias. Trabalha com revisão. Vencedora
do Concurso de Poesia de Limeira em 2018, possui algumas menções
honrosas em concursos literários.
Público-alvo: estudantes do ensino médio, professores, estudantes de
literatura e pessoas interessadas em poesia e linguagem poética.
Data: 16 de maio de 2019 – às 19h30
Local: Sede da ASES – Rua Cel. Leme, 35 – Centro
Com emissão de certificado – desde que a presença seja confirmada com
os respectivos dados ( Nome completo, RG. e CPF) pelo e-mail:
asesbp@gmail.com.
OFICINA - LITERATURA INFANTIL: DELEITE OU RESISTÊNCIA
A experiência de muitas crianças é a de uma infância quebrada, como diz
o educador Miguel Arroyo (1995). A importância da literatura infantil -
que com frequência reflete uma vida que é desconcertante para a
criança-, é uma oportunidade de entender a si própria, em um
mundo nada simples no qual a criança precisa aprender a lutar, como
afirma Bettelheim (1 974). Entre o deleite, o lúdico e o estético , a
literatura infantil e juvenil brasileira se fortalece no cenário
internacional. Mesmo assim, nossas crianças apresentam baixos índices
leitores nas avaliações, e o uso de estratégias de leitura podem levar
à compreensão mais profunda, dialógica e reflexiva.
Palestrante e Monitora: Escritora e Professora Simone Pedersen
Professora Simone Pedersen, Doutoranda em Educação na UNESP. Escritora
com mais de 30 livros publicados para o público infantojuvenil, com
vários livros premiados como SESC DF, UBE RJ, e distribuídos pelo MEC
em programas como PNAIC e PNBE, entre outros. Mestre em Educação pela
PUC Campinas, com pesquisa sobre seleção de obras e estratégias de
leitura. Especialista em Teoria Social Cognitiva pela Unicamp, com
pesquisa sobre estratégias de escrita.
Objetivos do workshop: discutir sobre seleção de obras, estratégias de leitura e contação de histórias
Público alvo: : Professores e interessados em literatura infantil e juvenil
Data: 23 de maio de 2019 – às 19h30
Com emissão de certificado – desde que a presença seja confirmada com
os respectivos dados ( Nome completo, RG. e CPF) pelo e-mail:
asesbp@gmail.com.