ÍNDICE      


CONCURSOS
Regulamentos / resultados / informações




XXV CONCURSO ESTUDANTIL
PRÊMIO PROFESSORA OSERIA FANTINI  DE OLIVEIRA COLUCCI


SEMANA DA ARTE MODERNA - 1922


 

 
Sempre que se observa um período histórico é necessário analisar os contextos mundial e local para compreender melhor o evento.
 
Em 1922, quando a Independência do país completava cem anos, o Brasil passava por diversas modificações sociais, políticas e econômicas,em decorrência de diversos fatores, entre eles os externos como o advento da industrialização e o fim da Primeira Guerra Mundial. Nas Artes, os artistas buscam uma nova estética, uma renovação social e artística no país, movimento que ficou evidenciado na "Semana de 22"
 
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.
 
O evento promoveu várias apresentações de música, dança, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - além de palestras.
 
A proposta do grupo de artistas envolvidos era a de divulgar uma nova visão de arte e dos processos artísticos, inspirada nas vanguardas europeias. Parte do público, que participou das apresentações de uma arte “mais brasileira”, ficou encantada, mas o grupo também recebeu vaias e muitas críticas negativas.
 
Fica nítido um rompimento com a arte acadêmica. São jovens artistas, irreverentes e contestadores, em busca de inovações que contribuíram para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil.
 
O poeta e escritor Mário de Andrade foi uma das figuras centrais e principal articulador da Semana de Arte Moderna de 22. Assim como Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Menotti del Picchia, Manuel Bandeira e Villa Lobos. Também faziam parte do grupo as artistas Anita Malfatti, Guiomar Novaes, Pagu e Tarsila do Amaral.
 
O intuito desses artistas era chocar o público e trazer à tona outras maneiras de sentir, pensar, ver e fruir a arte, por intermédio de características que influenciam gerações até hoje.

Alguns desdobramentos culturais foram inspirados nas ideias dos modernistas: o Tropicalismo, a geração da Lira Paulistana, a Bossa Nova e muitos outros artistas e movimentos, até os dias de hoje.
 
Que seja uma inspiração para você também!
 
 
SUGESTÃO DE SITES PARA PESQUISAS:
 
ITAÚ CULTURAL
 
SEMANA de Arte Moderna. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento84382/semana-de-arte-moderna. Acesso em: 06 de maio de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
 
BRASIL ESCOLA
 
BRANDINO, Luiza. "Semana de Arte Moderna de 1922". In: BRASIL ESCOLA. Goiânia: Rede Omnia, 2022. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/semana-arte-moderna-1922.htm Acesso em 06 de maio de 2022.
 
 
EAD PUCPR
 
100 anos da Semana de Arte Moderna: como o tema pode cair no Enem 2022. In: PUCPR/EAD. Curitiba: PUCPR, 2022. Disponível em: https://ead.pucpr.br/blog/100-anos-da-semana-de-arte-moderna
Acesso em 06 de maio de 2022.
 
 
Texto de Silvana Cardoso de Almeida