REGULAMENTO
OBJETIVOS:
- Estimular a criação literária em Língua Portuguesa;
- Levar o aluno a refletir sobre o uso adequado das redes sociais.
Maiores informações sobre o tema estão disponíveis no site da ASES: www.asesbp.com.br
CATEGORIAS:
1 – Alunos;
2 – Professores;
Abrangência: escolas da rede pública estadual e municipal e particular
do Município de Bragança Paulista, abrangendo todos os anos do Ensino
Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:
CATEGORIA 1 – ALUNOS:
Modalidade A - para alunos dos 1º e 2º ano do Ensino Fundamental:
DESENHO de acordo com o tema do concurso feito com lápis preto em papel
sulfite, contendo no verso o nome completo do aluno, ano, nome do
professor e nome da escola (não há necessidade de pseudônimo, nem ficha
de inscrição). Desenhos coloridos serão desclassificados;
Modalidade B – para alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio:
TEXTO EM PROSA OU VERSO relacionado ao tema, com no máximo trinta linhas.
A escola participante deverá selecionar cinco trabalhos por ano ou série;
Os textos selecionados deverão ser digitados em papel sulfite A4, de um
só lado da folha, fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo o título
do trabalho, pseudônimo do autor, ano ou série. Trabalhos com
identificação do aluno e/ou da escola serão desclassificados;
A identificação do aluno será feita mediante o preenchimento da ficha
de inscrição, contendo o nome completo do aluno, pseudônimo, título do
trabalho, ano ou série, nome da escola e nome do professor.
Todas as fichas de inscrição deverão ser inseridas em um só envelope que deverá ser lacrado.
Encaminhamento:
Os textos deverão ser encaminhados em três vias, juntamente com um CD contendo todos os trabalhos selecionados pela escola;
Os trabalhos selecionados deverão ser agrupados por série ou ano e
inseridos em um único envelope, que deverá conter também o envelope
menor com as fichas de inscrição e o CD com os textos digitados.
Na parte externa do envelope deverá ser informado apenas o nome da escola.
CATEGORIA 2 – PROFESSOR
Texto em prosa ou verso sobre o tema, contendo no máximo 60 (sessenta) linhas, sendo permitido apenas um trabalho por professor.
Os textos selecionados deverão ser digitados em papel sulfite A4, de um
só lado da folha, fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo o título
do trabalho, pseudônimo do autor;
A identificação do professor será feita mediante o preenchimento da
ficha de inscrição, contendo o nome, pseudônimo, título do trabalho e
nome da escola.
Encaminhamento:
Os textos deverão ser encaminhados em três vias, juntamente com um CD contendo todos os trabalhos selecionados pela escola;
Os trabalhos selecionados deverão ser inseridos em um único envelope,
que deverá conter também o envelope menor com as fichas de inscrição e
o CD com os textos digitados.
Na parte externa do envelope deverá ser informado apenas o nome da escola e a Categoria Professor.
III – DA COMISSÃO JULGADORA:
A Comissão Julgadora, formada por membros da ASES, selecionará três
trabalhos por ano ou série e uma menção honrosa e especial a seu
critério, os quais poderão compor a Antologia do XXIII Concurso
Estudantil da ASES.
Os critérios para avaliação serão: criatividade, originalidade,
fidelidade ao tema e correção gramatical. Os casos de plágio serão de
responsabilidade do aluno e do professor, resultando em
desclassificação automática e sanções cabíveis.
Os trabalhos entregues em desacordo com as normas deste regulamento
serão desclassificados e devolvidos à escola de imediato, sem avaliação
pela Comissão Julgadora
Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Executiva da Associação de Escritores de Bragança Paulista.
DA PREMIAÇÃO:
Alunos:
1º lugar por ano ou série: medalha de honra ao mérito e certificado da premiação;
2º e 3º lugares e menções honrosas por ano ou série: certificado de premiação;
Professor:
1º lugar: medalha de honra ao mérito e certificado de premiação.
Os trabalhos vencedores serão divulgados no site da ASES www.asesbp.com.br.
IV – PRAZO PARA ENTREGA:
Os trabalhos poderão ser entregues na Diretoria Regional de Ensino,
Secretaria Municipal de Educação ou na sede da ASES, Rua Cel. Leme, 35-
Centro- Bragança Paulista- SP até o dia 30 de junho de
2017. Não serão aceitos trabalhos após essa data.
V – DOS RESULTADOS:
O Resultado do XXIII Concurso Estudantil será publicado no site da ASES
www.asesbp.com.br a partir do dia 31 de agosto de 2017 e enviados às
escolas onde haja alunos classificados. A solenidade de premiação será
realizada em data e local informados oportunamente.
Maiores informações poderão ser obtidas no seguinte endereço: asesbp@gmail.com ou na Página da ASES no Facebook.
FICHA DE INSCRIÇÃO
Categoria aluno
Nome do (a) aluno (a): .........................................................
Pseudônimo: .........................................................................
Série: ....................................................................................
(indicar se do ensino fundamental ou médio)
Nome do Professor (a): .........................................................
Escola: ...................................................................................
Categoria Professor
Nome: ....................................................................................
Escola: ....................................................................................
REDES SOCIAIS: CURTIR? DELETAR? COMPARTILHAR?
No
ano de seu Jubileu de Prata, a ASES - Associação de Escritores de
Bragança Paulista lança o XXIII Concurso Estudantil – Prêmio Professor
Norberto de Moraes Alves – com um tema pra lá de inovador e desafiador:
REDES SOCIAIS: CURTIR, DELETAR OU COMPARTILHAR?
Vivemos em um
mundo hiperconectado, onde as redes sociais são o meio e a mensagem. E
os nossos jovens estão no centro desse fenômeno. O poder das redes e a
população jovem, em maioria absoluta, vêm transcendendo identidades e
fazendo seu conteúdo pessoal virar algo global.
No mundo, a
cada dia, pessoas começam a navegar pela internet, criam perfis, aderem
às redes sociais e as acessam por meio de seus smartphones, postam
artigos em blogs, usam e abusam dos cliques nos botões “Curtir”
“deletar”, “compartilhar”…
Podem usar
como opções as ferramentas “Denunciar”, “Bloquear”, “Deletar de seu
Feed” de notícias conteúdos e contatos que não aprovam ou agridem
a identidade dessa “Juventude digital” que usa das redes sociais
para taggear ( criar #hastaggs), postar, mensagens verbais e não
verbais, curtir, desafiar, assistir vídeos …
Boa parte do
tempo disponível entre as classes sociais mais proativas é ocupada para
fazer amigos, compartilhar informações novas, tecnicistas ou recicladas
através do Facebook, MySpacve, Twitter, Snapchat, Blogs,etc ...
Rede social é
o meio mais rápido de influenciar e ser influenciado; disponibiliza a
autonomia que muitas vezes não têm devido ao controle parental;
acreditam em propagandas e nas recomendações dos amigos; sugerem ou
recebem sugestões de conteúdos humorísticos ou chocantes através dos de
vídeos mais procurados e visualizados que garantem altos índices IBOPE,
criam seus próprios “canais” em redes específicas como o YouTube.
Em meio a
toda essa avalanche de socialização, críticas pessoais por certo se
tornam públicas, aparecem falsas promessas, em certas
circunstâncias a exposição demasiada pode acarretar danos com possível
e inevitável perda.
Consequentemente
os poderes públicos e governamentais são mais acionados e cobrados em
defesa da cidadania quando se trata de garantir os direitos ao todo
cidadão: combate ao Bulliyng, preconceitos ideológicos, de raça
ou de cor e outras ameaças passaram a ser rastreados. Atitudes
preconceituosas e prejudiciais tornaram-se atos criminalizados e
passíveis de punição jurídica.
Mas não se
pode esquecer que para tudo há múltiplos pesos e medidas: boas
iniciativas e ideias também são divulgadas nas redes sociais: desde
bons relacionamentos, agenda de eventos e promoções que permitem, de
maneira instantânea ( on-line ou off- line) reunir pessoas de
diferentes espaços físicos em um mesmo interesse.
As
participações se baseiam na amizade ou são centradas em interesses:
Hanging out (passar um bom tempo juntos), usando ferramentas como
mensagens instantâneas, o Facebook , Instagran ou o MySpace para
encontrar e conversar com amigos;
Messing out (surfar) buscar informações, mexer com meios experimentais ou navegar ao acaso;
Geeking out (nerdice), ou mergulhar profundamente em uma área de interesse ou de conhecimento especializado.
Se antes as
práticas sociais relacionadas com o computador eram menos aceitas pelas
famílias, e o uso do computador era controlado na escola para fins de
pesquisa escolar principalmente para jovens de menor poder aquisitivo,
a situação hoje é outra.
A comunicação
midiática amplia os horizontes da Educação, pois abre um leque de
possibilidades que contribuem na expansão da aprendizagem e do múltiplo
saber através das redes sociais e sites ou blogs de boa qualidade.
Pode-se inclusive pensar no uso das redes como um processo para
orientar a participação dos jovens na vida pública de maneira geral.
As mídias sociais e de entretenimento são utilizados como locais de
aprendizagem. Contrariamente à percepção dos adultos, enquanto se
diverte na internet, os jovens aprendem habilidades sociais básicas e
tecnologia de que necessitam para participar plenamente na sociedade
contemporânea.
Por outro lado, pais, educadores, políticos, e a própria mídia ainda se
esforçam para culpar os meios de comunicação e novas tecnologias para
explicar os problemas culturais e sociais enfrentados.
Há críticas de que os jovens abandonam as atividades e priorizam jogos
de vídeo ou navegação na web. Cabe à responsabilidade dos pais e
educadores orientar a participação para que desenvolvam habilidade
técnicas e criativas necessárias à participação na sociedade
contemporânea.
A participação na era digital desafia o papel da educação no
milênio. É preciso reconhecer as distinções importantes na
cultura e alfabetização de todos. Esperamos que os jovens aprendam a
conviver com outras pessoas, gerenciar sua identidade pública, criar
páginas na web onde possam servir de exemplo de respeito e tolerância,
respeitando os sentimentos dos outros e se comportando adequadamente em
diferentes situações. E não se aprende apenas dizendo-lhes como se
comportar. É preciso que haja a experiência social, interagir com os
pares, a cometer erros e ajustar o seu comportamento.
E você o que acha?
Texto pesquisado e adaptado por Ana Maria Rossato Servelhere