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CONCURSOS
Regulamentos / Resultados


XXII CONCURSO ESTUDANTIL

Prêmio Professores Roberto Nicoletti e Maria Esther La Pastina Nicoletti

Tema: Grupo Escolar Dr. Jorge Tibiriçá – 120 anos de história


REGULAMENTO

OBJETIVOS:

- Estimular a criação literária em Língua Portuguesa.
- resgatar, reconhecer e valorizar a história do Grupo Escolar Dr. Jorge Tibiriçá, primeira escola de Bragança Paulista.
Maiores informações sobre o tema estão disponíveis no site da ASES:
www.asesbp.com.br.

CATEGORIAS:

1 – Alunos;
2 – Professores;
3- Alunos e professores da E.M. Dr. Jorge Tibiriçá
Abrangência: escolas da rede pública estadual e municipal e particular do Município de Bragança Paulista, abrangendo todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:

CATEGORIA 1 – ALUNOS:

Modalidade A - para alunos dos 1º e 2º ano do Ensino Fundamental:
DESENHO de acordo com o tema do concurso feito com lápis preto em papel sulfite, contendo no verso o nome completo do aluno, ano, nome do professor e nome da escola (não há necessidade de pseudônimo, nem ficha de inscrição);
Modalidade B – para alunos do 3º ao 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio:
TEXTO EM PROSA OU VERSO relacionado ao tema, com no máximo trinta linhas.
a) A escola participante deverá selecionar cinco trabalhos por ano ou série;
b) Os textos selecionados deverão ser digitados em papel sulfite A4, de um só lado da folha, fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo o título do trabalho, pseudônimo do autor, ano ou série;
c) A identificação do aluno será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição, contendo o nome do aluno, pseudônimo, título do trabalho, ano ou série, nome da escola e nome do professor.
d) Todas as fichas de inscrição deverão ser inseridas em um só envelope que deverá ser lacrado.
Encaminhamento:
a) Os textos deverão ser encaminhados em três vias, juntamente com um CD contendo todos os trabalhos selecionados pela escola;
b) Os trabalhos selecionados deverão ser agrupados por série ou ano e inseridos em um único envelope, que deverá conter também o envelope menor com as fichas de inscrição e o CD com os textos digitados.
c) Na parte externa do envelope deverá ser informado apenas o nome da escola.

CATEGORIA 2 – PROFESSOR

Texto em prosa ou verso sobre o tema, contendo no máximo 60 (sessenta) linhas, sendo permitido apenas um trabalho por professor.
a) Os textos selecionados deverão ser digitados em papel sulfite A4, de um só lado da folha, fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo o título do trabalho, pseudônimo do autor, ano ou série;
b) A identificação do professor será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição, contendo o nome, pseudônimo, título do trabalho e nome da escola.
Encaminhamento:
a) Os textos deverão ser encaminhados em três vias, juntamente com um CD contendo todos os trabalhos selecionados pela escola;
b) Os trabalhos selecionados deverão ser inseridos em um único envelope, que deverá conter também o envelope menor com as fichas de inscrição e o CD com os textos digitados.
c) Na parte externa do envelope deverá ser informado apenas o nome da escola e a Categoria Professor.

CATEGORIA 3 – ALUNOS E PROFESSORES DA E.M. DR. JORGE TIBIRIÇÁ

Excepcionalmente, neste XXII Concurso Estudantil, os alunos e professores da E.M.
Dr. Jorge Tibiriçá concorrerão e serão premiados em categoria distinta, observadas as mesmas regras e condições estabelecidas para as demais escolas no que se refere à apresentação, encaminhamento e julgamento dos trabalhos.

III – DA COMISSÃO JULGADORA:

A Comissão Julgadora, formada por membros da ASES, selecionará três trabalhos por ano ou série e uma menção honrosa e especial a seu critério, os quais poderão compor a Antologia do XXII Concurso Estudantil da ASES.
Os critérios para avaliação serão: criatividade, originalidade, fidelidade ao tema e correção gramatical. Os casos de plágio serão de responsabilidade do aluno e do professor, resultando em desclassificação automática e sanções cabíveis.
Os trabalhos entregues em desacordo com as normas deste regulamento serão desclassificados e devolvidos à escola de imediato, sem avaliação pela Comissão Julgadora.
Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Executiva da Associação de Escritores de Bragança Paulista.

DA PREMIAÇÃO:

Alunos Categoria Geral:
1º lugar por ano ou série: medalha de honra ao mérito e certificado da premiação;
2º e 3º lugares e menções honrosas por ano ou série: certificado de premiação;
Alunos Categoria EM. Dr. Jorge Tibiriçá:
1º lugar por ano ou série: medalha de honra ao mérito e certificado da premiação;
2º e 3º lugares e menções honrosas por ano ou série: certificado de premiação;
Professor:
1º lugar: medalha de honra ao mérito e certificado de premiação.
Os trabalhos vencedores serão divulgados no site da ASES www.asesbp.com.br.

IV – PRAZO PARA ENTREGA:

Os trabalhos poderão ser entregues na Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação ou na sede da ASES até o dia 30 de setembro de 2016. Não serão aceitos trabalhos após essa data.

V – DOS RESULTADOS:

O Resultado do XXII Concurso Estudantil será publicado no site da ASES www.asesbp.com.br a partir do dia 20 de novembro de 2016 e enviados às escolas onde haja alunos classificados. A solenidade de premiação será realizada no mês de fevereiro de 2017 em data e local informados oportunamente.
Maiores informações poderão ser obtidas no seguinte endereço: asesbp@gmail.com.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Categoria aluno

Nome do (a) aluno (a): .........................................................
Pseudônimo: .........................................................................
Série: .....................................................................................
(indicar se do ensino fundamental ou médio)
Nome do Professor (a): .........................................................
Escola: ...................................................................................
Categoria Professor
Nome: ....................................................................................
Escola: ...................................................................................





BREVE RELEASE DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JORGE TIBIRIÇÁ






A Centenária Escola Municipal Dr. Jorge Tibiriçá faz parte do patrimônio histórico, social e cultural de Bragança Paulista, por onde passaram ilustres personagens da história bragantina, ao longo destes mais de cem anos sempre serviu e serve ao propósito maior da sociedade de um povo: a educação, sempre esteve a serviço da educação de Bragança.
O Grupo Escolar de Bragança, ou Grupo Escolar Dr. Jorge Tibiriçá, foi criado por
decreto de 20 de junho de 1897, foi instalado a 9 de agosto desse ano, sob a direção do professor Raphael de Moraes Lima. Na falta de um prédio próprio, a Câmara Municipal ofereceu uma casa particular, reformada de modo a compensar a construção antiquada do prédio, incompatível com o fim a que se estava destinando.
A mudança na denominação da escola, de Grupo Escolar de Bragança para Grupo Escolar Jorge Tibiriçá, foi feita a 25 de abril de 1906, por proposta do respectivo corpo docente. Em 10 de julho de 1905, foi visitado pelo Dr. Jorge Tibiriçá, então presidente do Estado, que, reconhecendo as péssimas condições do prédio em relação às finalidades pedagógicas pretendidas, comprometeu-se a obter do Congresso estadual a quantia necessária para a construção de um edifício apropriado.
O lançamento da pedra fundamental da construção do Grupo Escolar é presidido em 15 de novembro de 1906 pela então Diretora Interina Professora Leonídia Furquim Leme, a verba concedida para as obras foi 50 mil contos.
As obras terminaram em fins de 1908, e o funcionamento da escola se dá no início do ano seguinte, em 27 de fevereiro de 1909.
Esse edifício fez parte de um conjunto de projetos de José Van Humbeeck, para sete escolas com um só pavimento – diferente da capital, onde tiveram que ser construídas escolas de dois andares, dado o alto preço dos terrenos. Em Bragança Paulista, o terreno, por ser mais barato, podia ser maior. A escola, com projeto de 1907, está atualmente situada na rua Coronel Leme, nº 20.
Pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, seu prédio foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), conforme publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo, do dia 7 de agosto de 2002, páginas 1 e 52.
Atualmente, a escola oferece Ensino Fundamental (1º ao 5° ano), com quase 500 alunos divididos em dois turnos Manhã e Tarde e a partir deste ano de 2016 no período noturno está sendo oferecido um curso de Administração em nível Técnico numa parceria do Município com o Instituto Paula Souza.
A Escola Municipal Dr. Jorge Tibiriçá conta hoje com uma equipe de 28 professores, um secretário de escola, dois auxiliares administrativos, quatro auxiliares de serviços escolares e quatro serventes, três merendeiras, uma professora coordenadora e uma vice-diretora, sob a Direção do Professor Sérgio Luis de Moraes.
A escola desenvolve vários projetos em parceria com a Secretaria Municipal de
Educação e ainda desenvolve projetos específicos da escola como o Projeto de Educação em Valores Humanos com práticas vivências diárias na escola.
Partindo da premissa de que a história é a memória coletiva de um grupo social onde a memória individual corrobora para a compreensão dos fatos, é possível pensarmos que aconstrução histórica ocorre a cada dia, nesse contexto nós hoje corroboramos para a construção do que é foi e será a história da Escola Municipal Dr. Jorge Tibiriçá, que ao longo desses anos serviu de palco a muitas ideologias políticas e sociais, a muitas correntes pedagógicas e muita construção coletiva na qual hoje se sustenta nossa sociedade e que está em constante formação e transformação.




Dr. Jorge Tibiriça

1
A história é construída,
com memória e emoção
lembrança e tradição
de um passado vivenciado
com riqueza preservado
na mente e no coração.
2
Recordar de um período,
pensar em nível global,
buscar em nós o ideal
é retratar a lembrança
viva e plena de esperança
de uma história colossal.
3
Preservar nosso passado
é compreender o presente,
é contribuir contente
ao um futuro promissor,
grandioso e renovador
de um percurso convincente.
4
No final daquele Século
um processo liberal,
um projeto cultural
de um futuro luminoso,
de um saber glorioso
no campo educacional.
5
Nesse momento da história
permeado por tensões,
lutas, reformulações
dentro desta sociedade:
nova imagem da cidade,
nobres valores, visões...
6
“No Anuário de Bragança”
as escolas isoladas
foram, então, anexadas
numa sede alugada,
previamente restaurada
para educar a criança.
7
Buscas e transformações
num período matizado,
era do industrializado.
Aumenta a população,
explode a urbanização
e um monumento é criado.
8
Mil novecentos e cinco:
o Presidente do Estado
quis edifício apropriado
junto ao Congresso Estadual,
na área Educacional
seu nome ficou gravado.
9
Dr. Jorge Tibiriçá,
com uma nova inspeção,
cresce em serena instrução
com seu projeto inicial
política liberal,
distinta realização.
10
Defesa à Instituição Pública
noticiado em jornal,
um conflito nacional,
narrado pela criança
carregada de esperança
nessa escola de Bragança.
11
“A voz do Tibiriçá”
revela artistas afins,
tal qual botões nos jardins
e ressalta seus valores
tornando-os precursores
dos escritores mirins!
12
Oh! Jorge Tibiriçá,
és símbolo perpetuado,
com visual preservado,
um ponto de referência,
um símbolo de excelência
em local privilegiado.
13
És um símbolo político
o segundo do Estado.
Tende a ser valorizado
por representar poder,
como a senda do saber
descrito e tão esperado.
14
Primeiro Grupo Escolar
da cidade de Bragança.
Escola em liderança
a partir das isoladas,
no momento, incorporadas.
Hoje escola idolatrada!
15
Oh! Meus queridos leitores
a história vem pronta? Não.
está em plena construção!
Tradição e qualidade,
Patrimônio da cidade.
Patrimônio é Educação!
16
Oh! Grande Grupo Escolar,
mais de cem anos de história
gravado em nossa memória:
respeitando o ser humano,
ensinando ano após ano
escrever, viver e amar.
17
Promovendo paz e união,
num abraço entusiasmado,
num trabalho motivado
no campo educacional.
Essa escola primordial
tem perene distinção!
18
Lembranças versam saudades!
Saudade traz a ilusão
de um encontro em projeção:
passado se faz presente
num abraço persistente
carregado de emoção.

Antonio Cestari